A MANDALA é uma manifestação simbólica da psique humana. Inúmeros exemplos de mandalas são encontrados na natureza, desde a organização das flores até a do sistema solar. Utilizados em escolas européias e americanas há mais de 20 anos, os “desenhos centralizados” mostraram-se extremamente eficazes ao acalmar crianças muito inquietas, melhorar os estados depressivos e atenuar choques emocionais. Apropriadas para todas as idades, as mandalas têm uma eficácia dupla: por um lado, restabelecem e conservam a ordem psíquica e, por outro, a lembrança do centro, sempre presente, auxilia no reequilíbrio dinâmico.
As mandalas surgiram na Índia em tempos muitos remotos. Mandala, em sânscrito, antiga língua da Índia, significa círculo. Mandala é uma imagem circular composta por um padrão de formas que se repetem simetricamente em torno de um ponto central. Uma mandala é muito mais que um simples desenho.Elas são formadas por uma série de formas geométricas concêntricas: círculos, triângulos, quadrados e retângulos. Na Índia, por exemplo, há um grande número de templos construídos em forma de mandalas. A mandala apresenta sempre grande profusão de cores e desenhos.
Abaixo estão algumas das imagens que utilizei nas aulas para contato e apreciação dos meus alunos dos quintos anos.
Aqui estão uma sequência de mandalas com elementos da natureza, onde a artista Kathy Klein americana do Arizona, utiliza flores, folhas, frutos etc para realizar seu trabalho.
Site da artista: Kathy Klein
Aqui segue outras imagens que encontrei na internet e são bem interessantes.
Alguns vídeos que ajudam no entendimento da mandala e suas origens (noção geral, mandala tibetana, colagem, mandalas humanas, dança circular, ciranda)
Abaixo segue alguns desenhos dos meus alunos colocando em prática as formas e suas intuições na criação das próprias mandalas.
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