14 de set. de 2014

Figura Humana I com "boneco articulado"

Figura Humana, trabalhada anteriormente para que os alunos percebessem suas articulações e movimentos, com músicas, brincadeiras de estatua e mimica.
Propus uma aula prática que em grupos eles manipulassem o boneco articulado em EVA de forma aperceber suas posições, movimentos, etc. Foi uma aula animadíssima... eles amaram! rsrs
Turmas dos segundos anos A,B,C,D e E

Fiz 4 bonecos em tamanho gigante para manipularem em grupo.













Modelo para fazer seu boneco articulado de papelão, papel cartão ou eva.
Espero que ajude!



Materiais da natureza - Textura

Textura e nossas experiências. 
Após aula sobre textura e técnica de frottage (passando o giz por cima de um objeto com textura), propus a colagem do objeto no caso as folhas secas do pátio da escola. Saíram trabalhos super criativos. Depois de seco eles pintaram suas composições.

Terceiros anos A, B, C e D.

Segue as fotos do processo, depois colocarei mais com as finalizações.














Anita Malfatti - Releitura de obra: Farol - 1915






Reprodução da obra "Farol" - 1915 de Anita Malfatti

Após apresentação da artista e sua breve biografia, foi também trabalhado conceitos de cores de contraste, figura e fundo e composição. 
Propus a leitura da obra acima e posterior releitura utilizando as cores contrastantes e observação da composição, da figura e do fundo ( no caderno e depois em folha a parte). A duração da atividade foram cerca de 6 à 7 aulas. 
Quartos anos A, B e C.










Rendados simétricos

Simetria com recorte e dobradura.
Utilizando as dobras e cortando as pontas e eixos, ao abrir belos rendados. Forma para dobra foi um quadrado dobrado em 3 triângulos.

Terceiros anos A, B, C e D



Simetria e Arte!

Trabalhar simetria com as crianças pode ser divertido com essa técnica de impressão. 
Apliquei com os terceiros anos.
  • Materiais: cartolina ou canson; pincel e tinta guache;
  • Desenvolvimento: após já ter trabalhado o conceito de simetria em outras aulas, com desenhos no caderno, dobraduras e recortes, propus uma pintura por etapas que resultaria em imagens simétricas. Distribui retângulos de cartolina (1/4 da cartolina inteira) e orientei que dobrassem ao meio na posição de paisagem (deitado) e abrissem pois essa dobra seria nosso eixo. Antes que começassem a pintar orientei que pintassem somente um dos lados colocando uma quantidade razoável de tinta pois faríamos uma impressão por partes, não adiantava querer fazer o desenho inteiro, teriam que ter paciência e pintar por etapas. Cada linha que imprimiam era uma surpresa e cada vez queriam colocar mais e mais detalhes. Duração dessa atividade: uma aula foi suficiente.